quarta-feira, setembro 5

Receitinha

Inventei um bolo delicioso agora e vou postar a receita pra quem quiser... Pode até ser que ele já exista, afinal os ingredientes são fáceis, mas eu fiz de cabeça na hora então me darei os créditos por enquanto.
Como eu sou toda natureba, ele é bem nutritivo e não tem calorias vazias (calorias ruins!)...
Aí vai:

Ingredientes

3 ovos
1/2 copo de leite desnatado
1 colher de sopa de óleo
1 e 1/2 copo adoçante culinário Tal & Qual
1/2 copo de farinha de trigo
1 e 1/2 copo de farinha integral
1 copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de cravo da índia moído
1 colher de sopa de linhaça ou farinha de linhaça
1 colher de sopa de aveia em flocos.
5 castanhas do Pará cortadas em pedacinhos
2 punhados de uva passa preta ou branca
1 maçã picada (com ou sem casca)

Para preparar, bata primeiro bastante os ovos no liquidificador com o adoçante e o leite. Separe as castanhas, uvas, maçã, aveia, linhaça e fermento para acrescentar depois que a massa estiver batida. Vá acrescentando os outros ingredientes líquidos e a farinha.
Desligue o liquidificador e passe para um refratário. Acrescente aqueles ingredientes que havia separado e mexa com uma colher.
Unte uma assadeira pequena (eu usei uma dessas com furo no meio), enfarinhe e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) até ficar sequinho!

PS: A medida do copo é a do copo de iogurte!!!
Eu bato no mixer, é mais fácil de acrescentar os outros ingredientes depois e eu odeio lavar liquidificador!!!
Quem não for natureba que nem eu, pode substituir a farinha integral pela branca, o adoçante por açúcar e pode excluír a linhaça e a aveia. Mas eu não aconselho! Não altera muito o sabor! Além disso, a farinha integral tem fibras e baixo índice glicêmico, a linhaça tem ômega 3 e 27 componentes anti-cancerígenos e a aveia também é rica em fibras e reduz o colesterol!!! Para complementar, a castanha tem 17% de proteína e altos níveis de cálcio, fósforo e - importantíssimo!! - selênio!

Aproveitem! Fica ótimo para o café da manhã!!

1 Comment:

Prisca said...

Humm, tem cara de ser bom, mas não sei se vou ter coragem de fazer. E a preguiça, vai pra onde? heheheh
Mi, me diz o que você faz pra passar teus dias aih sem enlouquecer, porque eu não agüento mais ficar em casa, je vais péter un cable (vou ter um ataque). Sinceramente eu não nasci pra ser dona de casa, eu preciso de uma ocupação de verdade. Então, como você faz? hehe
Beijo, amiga! Saudades!!