quinta-feira, agosto 16

Suando a camisa!

Já que eu descobri que tirar a vesícula NÃO emagrece, resolvi aproveitar a volta ao condicionamento físico e me jogar!! Estou me acabando na academia, e completamente apaixonada (pela academia, mesmo)!
Tenho feito as aulas de dança todas as noites e para acompanhar, spinning, power plate e alongamento. Ando tão feliz com essa minha mudança que vocês nem imaginam!
Eu sempre fui apaixonada por esportes e qualquer coisa que me faça suar em bicas e libere endorfinas. Mas desde 2005, quando fui morar na Inglaterra e interrompi bruscamente meu ritmo de 6 dias por semana de academia, nunca mais tinha conseguido voltar. É horrível. Quando você malha muito, há muito tempo e pára do nada é ainda mais difícil voltar do que se você estivesse começando do zero!
Essa academia nova é demais, as aulas são super divertidas, os professores mega atenciosos e todo mundo que frequenta é extremamente simpático! Sei lá, a energia é boa, sabe! E isso já é meio caminho andado pra você querer voltar no dia seguinte!
Eu acabei de voltar de lá, fui sozinha hoje. Minha mãe e minha irmã não quiseram ir, eu peguei o carro e me joguei!!! Foi ótimo!!
E eu pareço uma mina d´água nessas aulas. Não me conformo com essas meninas todas bonitinhas, magras, altas, que fazem 45 minutos de spinning e o cabelo continua SOLTO e impecável, de franja SECA na testa, a roupa com cara de recém-passada e sem um pingo de suor. Esse povo não entrou na fila da glândula sudorípara???? Eu sei lá o que acontece com o metabolismo dessas pessoas!!! Dá uma raaaaaaiva....
Eu, passaram-se quinze minutos de dança e eu já tô pingando de cabo a rabo... Cabelo?? Emaranhado num coque e todo molhado! Franja?? Coitada, nem sinal de vida atrás das tic-tacs... Minha roupa, se espremer ajuda a regar as plantas! Até meu braço e minhas pernas suam... As bochechas ficam mais vermelhas que de russo!! E as meninas lá, impecáveis e secas...
Já andei reparando nisso na praia também. Floripa, começo do ano, aquelas meninas feeeeeeeias da praia Mole, loiras, com aqueles corpos horríííííííííííveis, magros, malhados, bronzeados, bundas redondas e empinadas, fio dental (pula essa parte que pra mim é uó!), enfim... calor de 40 graus na cabeça à sombra... e a filha da puta continua de cabelo solto sem um pingo de suor, esticada ao sol. Eu fico querendo me rasgar por dentro e me virar do avesso!!!!
Tudo bem. Explico todo o meu ódio. Eu faço parte do 1% (isso, você leu certo, mesmo: UM POR CENTO) da população mundial que sofre de hiperidrose. No começo eu morria de vergonha, só usava preto... Agora ela deu uma acalmada e eu já estou conseguindo vestir um colorido, sem me preocupar. Pra quem não sabe, hiperidrose é uma alteração das glândulas sudoríparas que produzem mais suor do que o normal. Isso pode ser focado só nas palmas das mãos, nas solas dos pés, nas axilas, nas costas ou no corpo todo. Eu tive a pior de todas, a do corpo todo, com ênfase nas axilas.... Não, eu não fico fedendo. Um bom desodorante resolve o problema. E banho também. Mas o que mais incomoda é o fato de você vestir uma roupa e já começar a suar.... e aquela pizza embaixo do braço me fazia querer voltar pra casa e me enfiar na cama alguns dias, só com vontade de chorar.
Ainda não existe explicação para a hiperidrose, nem cura. O tratamento varia entre aplicação de botox nas áreas afetadas (paralisa o músculo e inibe o trabalho das glândulas) à cirurgia de remoção das glândulas. Botox eu nunca fiz... custa 800 reais pra cada axila e dura 3 meses... cirurgia nem pensar! O corpo tem que eliminar as toxinas de alguma forma, conheço gente que fez a cirurgia nas axilas, por exemplo, e começou a suar em bicas nas costas. Outros que dizem até terem ficado com mau hálito (???)
Eu aprendi a conviver com isso, e hoje, graças a Deus ela não está mais num ponto que me incomode... Mas vou te contar que é uma "doença" considerada até social, porque pode te impedir de conviver normalmente em sociedade e mudar hábitos (como usar preto) que não te agradam. Não é nada legal... E não adianta pensar que frio e ar condicionado resolvem!! No meu caso, o ar condicionado piorava....
Hoje já não tenho mais tanta hiperidrose... atribuo o meu suor também às fórmulas de emagrecer e aos cremes hidratantes que eu passo todos os dias e entopem os poros! Mas, que se dane! Hoje dá pra conviver assim e ser feliz!
Mas aqui fica a dica pra vocês que fazem parte dos 99% da população mundial... se conhecem alguém que só usa preto, não encham o saco da pessoa por isso, não fiquem perguntando porque só usa preto e tal... Às vezes isso pode ser a coisa que a pessoa mais odeia nessa vida. Eu queria morrer quando as pessoas falavam assim comigo... Outra coisa, não julguem mais as pessoas que, por ventura, aparecem com a "pizza" debaixo do braço, aquela mancha de suor na camisa... A gente, mais do que ninguém, sabe que é feio, mas não julguem. Pode ser só calor, sim, mas ela pode ter hiperidrose e isso é muito constrangedor. Não é falta de higiene, absolutamente. É simplesmente uma desfunção, pouco comum, mas que existe.
Mesmo assim, continuo achando que as loiras secas e impecáveis não usam filtro solar nenhum. Assim, não entopem os poros e o calor flui pelo corpo. Pelo menos eu vou ter menos rugas e menos pré-disposição para câncer de pele.
Agora quanto às secas de franja da academia, continuo achando que elas pularam a fila das glândulas.... Próxima encarnação eu pulo a fila das glândulas, dos pêlos, da celulite e da gordura localizada. Entro só na do peito, da bunda, do colágeno, da queratina... e a da inteligência, que eu não quero ser nenhuma Britney Spears, obrigada.

1 Comment:

l♥ve said...

Eu não chego a ter hiperidrose, nas transpiro bastante. Quando faço os exercícios nem noto, porque a maioria é dentro d'água!
Vou ter que ficar 5 meses sem mergulhar por causa do acidente. Talvez entre para uma academia. Ah, não gosto muito de ficar fechada morando na beira da praia.
Tenho outras opções de caminhar na praia, andar de bicicleta ou fazer alongamento com o pessoal da terceira idade! (rs*)
O importante é mesmo não parar de fazer exercício. Até o nosso cérebro funciona melhor!!
Bom fim de semana! Beijus